.

.

Saiba mais sobre o ADENOVÍRUS, novo vírus que causa prejuízos a saúde e afeta a visão


O adenovírus humano pode causar infecções em diferentes órgãos. No entanto, parece ter predileção pelas vias respiratórias e pelos órgãos do trato digestório, urinário e olhos.

Os adenovírus, por exemplo, infectam preferencialmente as células das vias aéreas e causam doenças como gripes e resfriados, conjuntivite, bronquite, pneumonia e algumas enfermidades do trato intestinal.

As doenças respiratórias transmitidas pelo adenovírus são mais comuns no final do inverno, primavera e início do verão. Já as que afetam os intestinos podem manifestar-se em qualquer época do ano e as que acometem o aparelho digestório, em geral, ocorrem nos primeiros 4 anos de vida da criança.

O adenovírus pode ser transmitido pelo contato direto com gotículas das secreções infectadas do trato respiratório, eliminadas quando a pessoa tosse ou espirra, ou por fômites (objetos capazes de absorver organismos contagiantes) contaminados, já que esse micróbio consegue sobreviver por longos períodos em objetos, como brinquedos, dinheiro, maçanetas de portas e janelas de edifícios ou de veículos, aparelhos telefônicos, toalhas, etc.

No entanto, é a falta de cuidado com a higiene das mãos que mais contribui para a transmissão do adenovírus humano, não importa as condições climáticas nem a faixa de idade do indivíduo.

Em prejuízos a saúde ocular A conjuntivite viral é uma infecção da conjuntiva aguda altamente contagiosa geralmente causada por um adenovírus. Os sintomas oculares incluem dor, irritação, fotofobia e secreção aquosa. O diagnóstico é clínico; às vezes, culturas virais ou testes imunodiagnósticos são indicados.

Em caso de suspeitar visite um optometrista e preserve a saúde da sua visão.

Fonte: DS OPTOMETRIA 

Postar um comentário

0 Comentários