.

.

Regina Sousa e Rafael Fonteles participam, em Parnaíba, de cerimônia em alusão aos 200 anos do Piauí



 O Governo do Estado segue com as comemorações dos 200 anos da adesão do Piauí à independência no Brasil – O Dia do Piauí, que é celebrada no dia 19 de outubro. A programação conta com cerimônias religiosas e festivas, nas cidades de Teresina e Parnaíba. Em Parnaíba, nessa terça-feira (18), foi realizada a Cerimônia de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, na área de eventos do Porto das Barcas.

A Ordem do Mérito Renascença do Piauí é a mais alta comenda do Estado, da qual o Grão-Mestre é a governadora do Estado do Piauí. A medalha é oferecida nos graus Grande Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. Tem um alinhamento hierárquico inspirado na Legião de Honra, principal comenda francesa.

Segundo historiadores, a luta pela independência do Piauí (sob o domínio de Portugal), começou no dia 19 de outubro de 1822, em Parnaíba, pouco mais de 30 dias do grito da Independência do Brasil, em São Paulo. Na época, foi realizada uma solenidade na Câmara Municipal de Parnaíba, no litoral piauiense.

Para a governadora Regina Sousa, esse momento de homenagens é importante porque ajuda a construir a história e a memória do estado. “Estamos contando a nossa história e resgatando uma história que antes não era contada, que tem a participação do Piauí para que o Brasil pudesse ser do tamanho que é hoje. Aproveitamos pra homenagear homens e mulheres que ajudam a construir essa história, desde o pescador ao padre, aos artistas, professores, médicos, todo mundo constrói a história e futuramente alguém vai contar a nossa história. Isso é muito importante porque é a memória do estado. Um estado que não tem memória, não tem história e ninguém vai saber o que aconteceu”, disse.

Postar um comentário

0 Comentários