Uma vítima no Piauí sofreu um prejuízo de quase R$ 270 mil após cair no chamado golpe do falso advogado, uma modalidade criminosa que tem se tornado cada vez mais comum no estado e em todo o país.
De acordo com informações divulgadas pela Polícia Civil do Piauí, os criminosos entraram em contato com a vítima por meio de aplicativos de mensagens, se passando por um advogado ou representante de escritório jurídico. Utilizando linguagem técnica e informações detalhadas sobre processos judiciais reais, os golpistas convenceram a vítima de que valores elevados haviam sido liberados pela Justiça.
Para supostamente agilizar a liberação do dinheiro, os criminosos exigiram o pagamento de taxas, custas processuais e honorários advocatícios. Acreditando na veracidade das informações, a vítima realizou diversas transferências bancárias, totalizando quase R$ 270 mil.
Somente após novas solicitações de pagamento e dificuldades em obter respostas claras, a vítima desconfiou da situação e procurou as autoridades, constatando que havia sido enganada.
Alerta à população
A Polícia Civil reforça que advogados e escritórios não solicitam pagamentos antecipados por aplicativos de mensagens, especialmente sem documentação formal. A orientação é que, ao receber qualquer contato desse tipo, a pessoa procure diretamente o advogado de confiança ou o fórum responsável pelo processo para confirmar a veracidade das informações.
O caso segue sob investigação, e a polícia alerta para que possíveis novas vítimas fiquem atentas a contatos suspeitos, evitando realizar transferências bancárias sem a devida confirmação.
Para evitar sites falsos:
- verifique cuidadosamente o endereço do site (URL);
- confira nome e CNPJ do beneficiário antes de qualquer pagamento;
- desconfie de anúncios patrocinados em redes sociais e buscadores.
Denúncias podem ser feitas de forma anônima às autoridades policiais, contribuindo para o combate a esse tipo de crime e a proteção da população.


0 Comentários